Tecido-Duplo e Dupla-Face, Todos Diferentes, Todos Iguais
A maioria dos tecidos que usamos para costurar roupas e não só, têm um lado direito, o mais bonito, com melhor acabamento e também aquele que mostramos ao mundo pois é o que usamos para o exterior da peça; e um avesso, com cores mais esbatidas e sem padrão definido, aquele que escondemos do mundo sendo relegado para o interior da peça.
Mas nem todos são assim. Existem outros tipos de tecidos como os tecidos duplos e os tecidos dupla face cujos lados, ambos os lados, são o seu direito, podendo ambas as faces ser utilizadas para o exterior da peça a confecionar. Estes tecidos são ideais para peças reversíveis ou para peças em que desejamos um interior com um acabamento mais bonito sem recorrermos à aplicação de um forro.
Estes tecidos podem parecer iguais a olho nú mas a realidade é que são bem diferentes.
O Tecido Duplo é um tecido composto por dois tecidos simples justapostos durante o processo de tecelagem através de pontos de união. Esta é a definição técnica mas o que na realidade significa é que no mesmo tear estão a ser produzidos dois tecidos em simultâneo, um sobre o outro, e em alguns pontos específicos os fios da teia (fios verticais no tear) ou os fios da trama (os fios horizontais no tear) ou ambos, passam para o outro tecido unindo-os.
Por serem dois tecidos, apesar de produzidos em simultâneo, ambos têm avesso e direito mas o tecido final, o tecido duplo resultado da justaposição dos dois tecidos, apenas apresenta direito em ambas as faces. Os avessos dos tecidos que o compõem estão voltados um para o outro no interior do tecido, ficando escondidos.
Por ser o resultado de duas camadas de tecido, o tecido duplo é mais espesso e mais pesado que um tecido simples sem a rigidez que o tecido simples teria que possuir, podendo ser separado nas duas camadas que o compõem.
O tecido duplo pode ser produzido com duas camadas do mesmo tecido e neste caso ambas as faces são iguais, ou pode ser composto por dois tecidos diferentes com cores, padrões, tipos de fios e matérias-primas autónomas, tornando-se num verdadeiro dois em um.
São normalmente produzidos em lã, embora não exclusivamente, sendo ótimos para confeccionar casacos e sobretudos poupando-nos o trabalho de cortar e aplicar um forro.
Um tecido Dupla Face é um tecido em que ambas as faces podem ser consideradas como o seu direito, podendo cada uma apresentar propriedades diferentes, e por isso usadas no exterior da peça a confeccionar; mas ao contrário dos tecidos duplos é composto por apenas uma camada única de tecido, ao invés de duas camadas de tecidos autónomas, não podendo ser separado, apresentando a densidade, espessura e peso de um tecido simples.
Estes tecidos são produzidos em algodão, sedas, lãs, fibras sintéticas e são ótimos para confeccionar fatos, casacos, coletes, blazers e calças, permitindo eliminar muitas das etapas de acabamento do tecidos. Também são ótimos para costurar peças reversíveis.
ana aiasabel
Janeiro 18, 2023 at 10:40 amBom dia, Filipa Castilho
Procurava “segredos como fazer um casaco em malha dupla face (uma cor de cada lado) e poder usar dos dois lados. e encontrei este seu site.
Surgiu-me a duvida como resolver a situação das costuras.
Há alguma forma de disfarçar as costuras para poder usar o casaco dos dois lados.
Se puder partilhar/ensinar ficaria grata.
Também sou filha de costureira. Agora sou avó e gostava de fazer um casaco para uma neta.
Respeitosamente
Ana
Filipa Castilho
Janeiro 31, 2023 at 11:12 amSim há. Forrando o casaco como são normalmente forrados e fechando a abertura com um ponto escondido à mão, em vez do usual pesponto utilizado para esse efeito.
Joana meyer
Outubro 19, 2024 at 7:19 pmBom dia, que lojas recomenda para tecidos dupla face com cores distintas de cada lado?
Filipa Castilho
Outubro 21, 2024 at 11:59 am“CRuzei-me” com poucos artigos como os que pretendes nas lojas online portuguesas por isso a melhor recomendação que posso fazer é que faças uma pesquisa na internet por Tecido Dupla Face.