French Terry, O que É e Para Que Serve
A Malha de Eleição para a Meia-Estação
O French Terry é um tecido de malha muito macio e extremamente confortável, ideal para peças de vestuário de meia-estação.
É produzido com fios de algodão ou fios de poliester, quer em composições 100% ou mistura de ambos; embora também possamos encontrar este tipo de malha contendo pequenas percentagem de lycra, spandex ou elastano (3 nomes diferentes para a mesma fibra) para maior conforto. Nos últimos anos têm vindo a ser acrescentadas fibras de bamboo, soja e rayon.
Identificamos os tecidos de malha French Terry pelas pequenas argolas de fio formadas no seu avesso semelhantes às encontradas nos tecidos turcos, embora mais pequenas em tamanho; criando uma textura felpuda e macia que contrasta com a textura suave e lisa formada pelas fileiras de laçadas verticais que apresenta no seu direito.
A sua estrutura confere-lhe alguma elasticidade, tornando-o numa excelente escolha para peças de vestuário de conforto, mas não a suficiente para ser utilizada em peças de vestuário justas ao corpo.
É um tecido de malha com uma densidade média, o que significa que é mais pesado que o normal tecido de malha Jersey utilizado para a confecção de t-shirts mas mais leve que os encorpados tecidos de malha utilizados para a confecção de sweatshirts e calças de treino de inverno.
Devido à sua gramagem e composição é um tecido termicamente versátil, ideal para nos manter frescos em dias de temperaturas amenas e agasalhados em dias mais frescos; absorvente e transpirável, o que significa que absorve a humidade mas não a retém não ficando molhado ou com manchas de suor.
Devido à sua textura suave e extremamente confortável é o tecido de malha ideal para vestuário casual e descontraído sendo muito utilizado em vestuário infantil.
Com uma gramagem média e alguma elasticidade, pode facilmente ser cosido com um ponto de ziguezague, existente em qualquer máquina de costura doméstica, bastando trocar a agulha universal por uma agulha Jersey ou Ballpoint com grossura 80.
Natália Mestre
Fevereiro 22, 2022 at 7:18 pmGosto imenso da maneira como ensina nas aulas, tudo bem explicado e exemplificado na prática. Sou fã das suas dicas e das suas formações! Que tenha muita saúde para nos continuar a ensinar com essa energia! Um beijinho.