Como Costurar Malhas
Tudo o que Precisas Saber para Costurar Tecidos de Malha

Os tecidos de malha ou as malhas como são vulgarmente denominadas, são, na minha opinião, os tecidos mais confortáveis de vestir e mais práticos de costurar mas podem frustrar até a costureira mais experiente se não souber as técnicas de costura corretas para estes tipos de tecidos.

Quando se trata de tecidos existem duas opções; os tecidos de cala e os tecidos de malha. Os tecidos de cala, cujo nome normalmente abreviamos acabando por os chamar apenas de tecidos, são compostos por vários fios longitudinais nos quais são entrançados fios horizontais. Já os tecidos de malha, aos quais nós normalmente chamamos apenas malha, são tecidos tricotados produzidos a partir de fileiras de laçadas entrelaçadas na fileira anterior. Explico tudo em pormenor neste vídeo mas a melhor forma de distinguir um tecido de cala de um tecido de malha é que, ao contrário dos tecidos de cala, as malhas são tecidos que esticam. Podem esticar apenas no sentido da sua largura mas também podem esticar no sentido do seu comprimento, sendo nesse caso denominadas de malhas bi-stretch.

É esta sua característica elástica, quer seja apenas em uma ou em ambas as direções, que as torna tão confortáveis quando vestidas e permite simplificar moldes e projetos de costura.

A máquina overlock, também denominada máquina de corte e cose, é a máquina ideal para este tipo de tecidos. O seu ponto com 4 linhas e 2 agulhas composto por laçadas que se entrecruzam na orla do tecido e dois pontos retos executados pelas duas agulhas que prendem essas mesmas laçadas, permite acompanhar a elasticidade do tecido e, simultaneamente conferir-lhe um acabamento bonito. Outro dos motivos que faz deste tipo de máquina a máquina preferencial para este tipo de tecidos é a rapidez de execução das costuras, associada a um maravilhoso comando chamado diferencial que permite controlar a elasticidade dos tecidos evitando que estiquem quando estão debaixo do calcador.

Alfa Overlock 8708

De todas as máquinas overlock que já experimentei considero que esta é a máquina com a melhor relação preço/qualidade.
Com o código FILIPACASTILHO10 tens 10% de desconto no valor da máquina.

Mas as máquinas overlock, apesar de ideais, não são as únicas máquinas passíveis de costurar malhas. Não é por não teres uma máquina overlock que tens que te limitar a costurar tecidos de cala e deixar os projetos em tecidos de malha na gaveta. Se analisares o teu guarda-roupa vais aperceber-te que a maioria das peças de vestuário que compras são em malha. As malhas são os tecidos mais confortáveis de usar. Não te inibas de fazer as tuas próprias roupas nestes tecidos só porque não tens uma máquina de corte e cose e não estás disposta a fazer o investimento necessário para adquirir uma. Qualquer máquina de costura doméstica desde que execute o ponto de ziguezague, e qualquer máquina de costura doméstica existente no mercado executa esse ponto, pode costurar malhas. Basta alguns ajustes e alguns pequenos truques para conseguires um resultado perfeito. Continua a ler porque vou partilhá-los contigo.

O primeiro ajuste é o ponto. O corriqueiro ponto reto, também chamado ponto a direito ou ponto de pesponto, embora adequado para a maioria das situações e dos tecidos, não é adequado às costuras em tecidos de malha. Devido à forma como é executado, este tipo de ponto não tem elasticidade, pelo que acaba por rebentar sempre que a malha esticar. Se a tua máquina inclui pontos elásticos ou pontos overlock então deves usar um desses pontos para executares os teus projetos de costura em malha. Deves consultar o manual de instruções da tua máquina e executar uma ou duas costuras teste para perceberes, quais dos pontos indicados no manual se adequam melhor ao tipo de malha que estás a usar. Recomendo os pontos overlock identificados na imagem abaixo como KS1 ou KS2. Caso estes não existam na tua máquina, o ponto JS1 também pode ser usado para costurar malhas. É importante ter em conta que qualquer um destes pontos foi desenvolvido como ponto substituto da máquina overlock, razão pela qual devem ser executados na margem dos tecidos.

Mas executar costuras em que a agulha passa para lá da orla do tecido tem um problema, o movimento descendente da agulha arrasta consigo o tecido enrolando-o, na melhor das hipóteses, ou enfiando-o na chapa de agulhas na pior das hipóteses; e ainda existem todas as outras hipóteses no meio, que não vale a pena referir porque já percebeste o que quero dizer, verdade? É para evitar este tipo de situação que deves substituir o calcador universal da tua máquina por um calcador overlock. Este calcador possui uma barra no centro que funciona como suporte para o tecido, à semelhança das chapas de agulhas das máquinas overlock, impedindo que seja empurrado e consequente enrolado originando uma costura incerta e volumosa.

Pontos da Singer Tradition 2282
Calcador Overlock

Talvez já saibas tudo isto. Talvez já saibas que podes costurar tecidos de malha sem máquina de corte e cose. Talvez já saibas que basta um dos pontos overlock para costurar malhas. Talvez já saibas tudo isto mas, mesmo assim, continuas a não escolher projetos que envolvam tecidos de malha porque tua máquina não tem nenhum destes pontos e, mais uma vez, não te apetece investir numa nova máquina se a que tens tem funcionado tão bem. O que talvez seja novidade para ti é que, mesmo sem máquina de corte e cose ou sem uma máquina de costura doméstica com pontos overlock; mesmo sem tudo isso, só com uma simples máquina de costura doméstica, qualquer máquina de costura doméstica, é possível costurar malhas.

Qualquer máquina, seja ela topo de gama ou a máquina mais simples que possamos encontrar inclui o ponto de ziguezague. O ponto de ziguezague é um ponto que, devido à forma como é executado, consegue esticar até certo ponto sem rebentar. Este ponto não é adequado a malhas de alta elasticidade como as licras para swimwear ou equipamentos de fitness, mas pode ser utilizado em tecidos de malha sem ou com uma percentagem muito baixa de elastano, licra ou spandex. Tecidos como felpas, scubas, French Terrys e malhas de sweatshirt podem ser facilmente costurados com o ponto de ziguezague de qualquer máquina de costura doméstica. Este ponto pode ser executado na margem do tecido, devendo para isso ser ajustado para a sua maior largura e ser usado juntamente com o calcador overlock, pelos motivos referidos acima; ou pode ser executado com o valor de costura de 1cm, e nesse caso é preferível que se assemelhe ao ponto reto pelo que a sua largura deverá ser 1 a 1,5.

O segundo ajuste é a agulha. As agulhas universais que vêm com as máquinas de costura doméstica têm uma ponta capaz de furar os fios dos tecidos e, apesar de serem universais e por isso adequadas à maioria dos materiais, quando usadas para costurar malhas podem perfurar os tecidos deixando buracos que tendem a aumentar de tamanho. Mas este não é o único motivo pelo qual deves trocar a agulha universal por uma agulha especifica para malhas. Muitos tecidos de malha são tricotados com laçadas tão apertadas que a agulha universal bate no tecido e não o atravessa, originando pontos em falso.

Para malhas é preferível usar agulhas Jersey ou Ballpoint; são agulhas com uma ponta arredondada que abre espaços entre as laçadas do tecido em vez de os perfurar. Mas se a malha que vais costurar contém uma grande percentagem de licra, elastano ou spandex ou se, mesmo com a agulha Ballpoint ainda surgem pontos em falso; então é preferível usar uma agulha Stretch.

O terceiro ajuste tem haver com o calcador e a pressão que exerce sobre a malha. As malhas são tecidos que esticam, essa é a sua principal característica mas é essa mesma característica que dificulta a obtenção de costuras perfeitas quando executadas com a máquina de costura doméstica. As máquinas de costura têm dois elementos responsáveis pelo movimento do tecido na máquina; são eles os dentes de arrasto e o calcador. O calcador exerce pressão sobre os tecidos mantendo-os junto aos dentes de arrasto enquanto estes os puxam para que seja executado o próximo ponto. Este mecanismo funciona perfeitamente mas quando utilizado em tecidos com elasticidade, o movimento do tecido sujeito à pressão do calcador faz com que este estique, originando costuras onduladas.

Para evitar a ondulação das costuras em malhas começa por reduzir a pressão do calcador na tua máquina, para isso deves consultar o manual de instruções a fim de conseguires identificar o respetivo comando porque variam de máquina para máquina.
Mas nem todas as máquinas de costura permitem o ajuste da pressão do calcador e, nesse caso, é mais simples conseguir que o calcador acompanhe o movimento dos dentes de arrasto. Felizmente existem calcadores para praticamente tudo o que possamos lembrar-nos, até para esta acção. São os calcadores de arrasto também podendo ser chamados calcadores de duplo arrasto. Este calcadores têm uns dentes, à semelhança dos dentes de arrasto, que sincronizados com o movimento da agulha, ajudam o movimento do tecido.

Calcador Universal Duplo Arrasto

Este é o calcador de arrasto que facilita as costuras em tecidos de malha, evitando que fiquem onduladas.
Com o código FILIPACASTILHO10 tens 10% de desconto se decidires que queres comprar.

Outra ajuda para estas situações é a utilização de uma tira papel esquiço ou papel vegetal colocado entre o calcador e o tecido. O papel desliza mais facilmente sob calcador evitando que o tecido estique.
Mas se mesmo utilizando todos estes truques a costura ainda apresenta uma ligeira ondulação então basta lançar vapor sobre a costura mantendo o ferro a uma distância de pelo menos 2cms e aguardar uns segundos. A humidade quente do vapor do ferro relaxa as fibras do tecido voltando ao seu tamanho original, mas este último truque só funciona em ligeiras ondulações.

Claro que deves experimentar todos estes truques e ajustes sempre que vais utilizar um novo tecido de malha e treinar bastante até conseguires executar costurar que te satisfaçam antes de passares ao teu projeto, mas assim que as tuas mãos interiorizarem os movimentos e dominares as técnicas, não vais querer voltar aos tecidos de cala.

Boas Costuras e Sê Feliz !!!

Subscreve a newsletter semanal para receberes dicas e truques de costura na tua caixa de email


Filipa Castilho é licenciada em Design de Moda especializando-se em Modelagem e Confecção de Vestuário. Conta com 15 anos de experiência como professora e formadora de ateliers de confecção e é autora do Curso de Iniciação à Máquina de Costura Doméstica e dos Cursos de Iniciação ao Vestuário Fui Eu que Fiz.

Outros Posts

2 thoughts on “Como Costurar Malhas: Tudo o que Precisas Saber para Costurar Tecidos de Malha

  1. Reply
    Francisca
    Agosto 12, 2021 at 12:16 pm

    Olá Filipa. Obrigada pelas dicas.
    Para quem vai agora começar neste mundo e com as licras para fazer swimwear qual a máquina que aconselhas? Ou podendo ser qualquer máquina, e visto o ponto de ziguezague não ser o adequado, qual recomendas?

    Tinha em vista esta:
    Máquina de Costura Brother JX17FE Fantasy Edition – Edição Limitada | 17 Pontos.

    Obrigada

    • Reply
      Filipa Castilho
      Dezembro 25, 2021 at 6:47 pm

      Aconselho a Singer Tradition 2282, é a minha máquina de selecção para qualquer tipo de tecido

Gostaste do artigo? Comenta