Com Malhas não te Atrapalhas se Souberes Quais são as Malhas para o teu Conforto de Inverno
Conforto e malhas andam de mãos dadas desde que Coco Chanel surrupiou a malha jersey de lã usada para produção exclusiva de vestuário interior masculino; as famosas ceroulas e as camisolas interiores que as acompanhavam utilizadas por baixo das camisas e calças de fato de forma a conseguirem manter o calor corporal nos dias frio de inverno. Chanel pegou neste tecido e criou peças de vestuário feminino de silhueta solta, onde o conforto imperava.
Entrou a confortável malha jersey, saíram os restritivos corpetes e desde então que o vestuário de conforto é produzido neste tipo de tecidos. As malhas surgem numa variedade de texturas e espessuras mas é a sua capacidade elástica que permite a tão confortável liberdade de movimentos, mesmo em peças de roupas justas ao corpo.
Os tecidos de malha são estruturas têxteis formadas pelo entrelaçamento de laçadas todas no mesmo sentido; quer seja no sentido horizontal, e nesse caso são denominadas de malhas de trama, quer seja no sentido vertical, sendo denominadas de malhas de teia. Já o processo de entrelaçamento, esse é denominado de tricot.
Sim, não estás enganada. É o vulgar tricot das camisolas de malhas que faziam as nossas avós e bisavós. A diferença entre esse tricot e o tricot dos tecidos de malha que são utilizados para fazer t-shirts, fatos de treino e sweatshirts reside apenas e tão só, na grossura do fio utilizado e na grossura das agulhas.
Porque o processo consiste no entrelaçamento de um fio sobre si próprio através de laçadas, o tecido resultante é texturado e tem a capacidade de deformar e voltar à sua forma original; na prática isto significa que tem elasticidade.
Existe uma vasta variedade de tecidos de malha no mercado, variedade essa que é resultante da grossura dos fios utilizados para a produção do tecido, do tipo de fibras que compõe os fios do tecido, da grossura das agulhas e do tipo de ponto de tricot.
De entre tanta variedade existem uns quantos que são os preferidos para o vestuário de conforto, aquele que queremos vestir para andar por casa sem parecer que estamos dia após dia, após dia a vestir pijamas.
Malha Jersey
A malha jersey é composta por laçadas verticais no direito do tecido e laçadas horizontais no avesso. O ponto jersey é o ponto resultante do tricot simples, o mais comum entre os tecidos de malhas, conferindo-lhe elasticidade tanto no sentido da sua largura como do seu comprimento e uma ampla capacidade de recuperação. A malha jersey, nas suas versões mais leves e finas, é a tradicional malha de t-shirt.
Originalmente composta por lã, este tipo de malha é hoje em dia produzida em composições de algodão, seda e fibras não naturais como o poliester e a viscose; mas também em bambo, rayon, tencell, linho e lyocell. A grande variedade e mistura de fibras torna as suas características tão variadas quanto a sua composição. Tal como a sua composição, também os fios utilizados abrangem um variado leque de grossuras originando malhas com caimentos diversificados.
Por ser produzida com composições, grossuras e caimentos tão variados, existe uma malha jersey para qualquer tipo de vestuário que possamos referir; desde t-shirts e camisolas a calças, vestidos e casacos passando pelo vestuário interior. Seja qual for a tipologia de vestuário pretendida existe uma malha jersey adequada.
Malha Sweatshirt
Também conhecida por Felpa Americana ou Felpa Italiana, sendo a versão americana a mais pesada; este tipo de malha é construída com o ponto jersey, apresentando laçadas verticais no seu direito e argolas largas no seu avesso.
Quando cortadas, as argolas dão lugar a um pêlo curto, com cerca de 1 a 2mm de comprimento, passando a ser denominada malha cardada.
Normalmente composta por algodão e poliester, quer seja em composições 100% ou mistura de ambos, pode por vezes incluir elastano para um maior conforto e elasticidade.
É uma malha quente e confortável apresentando um largo intervalo de densidades que pode ir das 160gr/m2 às 480gr/m2 sendo por isso adequada a todo o tipo de vestuário casual e desportivo.
French Terry
Esta malha de ponto jersey apresenta laçadas verticais pelo seu direito e largas argolas no seu avesso fazendo lembrar as argolas que encontramos nos tecidos turcos usados em toalhas e roupões de banho.
É uma malha densa composta por algodão, por poliester ou por uma mistura de ambas as fibras, é normalmente uma
malha com de densidade média.
Devido às suas largas argolas, esta malha apresenta uma textura suave e extremamente confortável sendo ideal para
sweatshirts, macacões, vestuário infantil e claro, todo tipo de vestuário casual confortável.
Isabel correia
Fevereiro 2, 2021 at 9:56 amComo sempre adoro as suas explicações, são incríveis. Parabéns pela pessoa que é. 💞💞💞 Bjs
Filipa Castilho
Fevereiro 3, 2021 at 7:14 amGrata pelo teu comentário, espero que sejam úteis
Cláudia Mateus
Fevereiro 2, 2021 at 2:01 pmGostei imenso, como sempre.
Adoro o teu empenho, para nos poderes sempre ajudar.
Beijinhos e obrigada
Filipa Castilho
Fevereiro 3, 2021 at 7:13 amMuito agradecida pelo teu comentário