Bem-vinda ao fantástico Mundo do Swimwear
Tudo o que Precisas Saber para Costurar Licra, com ou sem Corte e Cose

A primeira dúvida que surge quando nos iniciamos no universo do swimwear é o tipo de máquina de costura a usar. Acreditou-se durante muitos tempo que costurar licras com qualidade era uma tarefa impossível de se fazer em casa porque requeria máquinas específicas que apenas existiam na versão industrial.

    Pois deixa-me dizer-te que estivemos enganadas durante muito tempo. É possível costurar licras com qualidade em casa com uma máquina de corte e cose. Isto talvez não seja novidade para ti, especialmente se és uma costureira experiente, mas o que provavelmente te irá surpreender é que também conseguimos costurar licras com qualidade, em casa, com uma simples máquina de costura doméstica “normal”.

   Sim é verdade, refiro-me àquela máquina de costura comum, com o ponto a direito, o ponto em ziguezague e muitos outros que por vezes nem sabemos para que servem… Pois é, um desses pontos que  por vezes nem sabemos para que serve, serve para costurar licras. Surpreendida? Não fiques. Continua a ler porque vou explicar.

Comecemos pelas máquinas de corte e cose domésticas. Estas máquinas foram inicialmente criadas para substituir o ponto de ziguezague no acabamento dos tecidos, conferindo-lhes um aspeto limpo e profissional; e tal como todo o tipo de equipamentos domésticos, foram evoluindo ao longo dos tempos. Hoje em dia existem vários tipos de máquinas de corte e cose,  com três, quatro ou cinco linhas, uma ou duas agulhas, diferentes  especificações e vários tipos de pontos.

Para os nossos projetos domésticos, sejam eles licras ou não, não precisamos de uma máquina topo de gama que execute centenas de pontos. São máquinas caras e a probabilidade de darmos uso a todos os seus pontos é bastante reduzida, consumindo-nos mais tempo na regulação do ponto do que na sua utilização.

Para costurarmos licras e fazermos os nossos biquinis e fatos de banho apenas necessitamos do ponto orlado com 4 linhas e duas agulhas pelo que uma máquina de gama média de boa qualidade é mais do que suficiente. Deverá ser resistente e fiável para que os anéis tensores não ganhem folga a curto ou médio prazo, deve ter regulação do diferencial para facilitar o controlo da elasticidade da licra, regulação do comprimento do ponto e da posição das lâminas de corte.

ALFA OVERLOCK 8708

Insere o código FILIPACASTILHO10
para 10% de desconto

Mas para costurar licras em geral e swimwear em particular não é indispensável ter uma máquina de corte e cose. É possível costurar licras, conseguindo costuras bonitas e com qualidade com uma simples máquina de costura doméstica “normal”, o que é indispensável é que execute pontos elásticos, nomeadamente o ponto overlock. Juntamente com um calcador overlock conseguimos executar as costuras de forma fácil e com uma excelente qualidade. Depois basta um pé leve no pedal, para conseguirmos ter controlo sobre o tecido, e levantar o calcador a cada 8 a 10 pontos evitando que a licra estique devido à pressão do calcador e ao movimento dos dentes de arrasto; e claro está … prática !!! É importante praticarmos bastante em bocados de licra sem utilidade para que as coordenação das nossas mãos e do pé do pedal se desenvolva ao ponto de conseguirmos dominar as costuras de olhos fechados.

Para quem prefere uma máquina de costura doméstica a Elna 120 apresenta todas as funções necessárias para costurar swimmwear. Insere o código FILIPACASTILHO10 e desfruta de 10% a menos no seu preço.

Seja ela corte e cose ou uma doméstica “normal”, nenhuma máquina cose sem agulhas e embora por vezes sejamos dominadas pela tentação de relegar as agulhas para último lugar, elas ocupam um lugar no pódio no que diz respeito à qualidade dos pontos que executamos.

Um dos sintomas mais comuns ao costurarmos tecidos com alta elasticidade, como são as licras que usamos em swimwear, é o surgimento de pontos em falso ao longo da costura, sintoma esse que pode facilmente ser evitado se usarmos as agulhas adequadas, especialmente desenvolvidas para este tipo de tecidos.

Na máquina de corte e cose devemos utilizar agulhas overlock, também denominadas serger, mas para a máquina de costura doméstica as agulhas adequadas às licras são as agulhas stretch. As agulhas são comercializadas num amplo leque de grossuras numericamente identificadas; sejam elas overlock ou strectch o nr.80/14 é a grossura adequada a licras de densidade fina a média e nr.90/16 para licras de densidades média a grossa. É importante usares agulhas de boa qualidade e na minha opinião, resultante de vários anos de experiência, as melhores agulhas para as máquinas domésticas, sejam elas corte e cose ou não, são as agulhas da marca Schmetz.

De nada nos serve termos a máquina certa e as agulhas adequadas se não tivermos linha … Sem linha não há pontos !!! Mas em relação à linha pouco há a dizer. Não é necessário linhas elásticas especificas porque, o que confere elasticidade à costura permitindo-lhe acompanhar a licra sem que os pontos rebentem é o tipo de ponto, não o tipo de linha. Claro que é importante utilizar linha de boa qualidade para uma resistência elevada mas isso é transversal a qualquer tipo de costura e tecido, por isso basta uma normal linha 100% poliester, de boa qualidade, para costurarmos os nossos biquinis e fatos de banho.

Resta praticar. A dificuldade das costuras em licra reside apenas no controlo da sua elasticidade, controlo esse que resulta de uma automatização de movimentos e coordenação; de uma intuição cega que nos dita quando abrandar a velocidade da costura, levantar o calcador ou afrouxar a tensão que estamos a exercer no tecido. Começa por alinhavar todas as tuas costuras em licra com um ponto pequeno e apertado e gradualmente vai substituindo os alinhavos por alfinetes até que os dedos das tuas mãos se movimentem sobre a licra tal qual dedos de pianista num recital de música clássica. Quando sentires que a licra já não esconde segredos é o momento de passares aos tão desejados biquinis e fatos de banho e desvendares as suas técnicas de confecção.

Curso de Costura Fui Eu Que Fiz®
Os Meus Biquinis e Fatos de Banho

Para quem quer fazer os seus biquinis e fatos de banho mas não tem experiência de costura nem máquina de corte e cose.


Filipa Castilho é licenciada em Design de Moda especializando-se em Modelagem e Confecção de Vestuário. Conta com 15 anos de experiência como professora e formadora de ateliers de confecção e é autora do Curso de Iniciação à Máquina de Costura Doméstica e dos Cursos de Iniciação ao Vestuário Fui Eu que Fiz.

Outros Posts

2 thoughts on “Bem-vinda ao fantástico Mundo do Swimwear – Tudo o que Precisas Saber para Costurar Licra, com ou sem Corte e Cose

  1. Reply
    Ana
    Maio 6, 2022 at 10:25 pm

    A Filipa explica tudo de uma maneira espectacular!
    É a melhor professora que se encontra aqui na net!
    Adoro!

  2. Reply
    Dalva
    Maio 7, 2022 at 8:05 pm

    Obrigado

Gostaste do artigo? Comenta