Dicas e Truques para Debruar com Fita de Viés
Costurar as próprias roupas é fácil e divertido basta procurarmos a forma mais simples, prática e descomplicada de fazer “a coisa”. Como dizia a minha avó, há muitos caminhos que levam a Roma, só tens que escolher o melhor, e tal como existem muitos caminhos até Roma também existem muitas formas de fazermos o acabamento dos tecidos … Debruá-los com fitas de viés é uma delas.
O debrum com fita de viés confere um acabamento com um aspeto mais profissional a muitas peças de vestuário e é “o caminho melhor” para evitar os forros. Usando a criatividade são perfeitas para conferir toques de cor e diversão a qualquer peça de vestuário, tanto no interior como no exterior, enquanto cortam caminho para chegarmos ao resultado final. Desafio-te a observares o interior de casacos e blusões não forrados que tens no teu roupeiro. Verás que na maioria das vezes o acabamento utilizado foi o debrum com fita de viés … Porque não utilizá-lo também? Lá por não sermos profissionais não significa que não façamos as nossas roupas como profissionais.
Uma Fita de Viés é uma tira estreita de tecido que, por ter sido cortada num angulo de 45 graus em relação à ourela do tecido, tem mais elasticidade, fluidez e flexibilidade e, por isso, maior capacidade de se adaptar às curvas e cantos do que uma tira cortada com a mesma direção que os fios verticais (fios da teia) ou horizontais (fios da trama) do tecido. O facto destas tiras ganharem elasticidade, fluidez e flexibilidade é regra para qualquer tecido cortado em viés.
Imagina uma rede de corda como as que muitas vezes encontramos nos parques infantis. Podemos escalar essa rede, usando as cordas horizontais como degraus porque ela mantém-se estável, rígida, sofrendo muito poucas ou nenhumas deformações. Agora imagina que essa rede foi pendurada, não por ambos os cantos superiores mas por cantos diagonalmente opostos. Os quadrados que formam a rede adquirem a forma de losângulos e a estabilidade que permitia escalar a rede como se de degraus se tratassem desapareceu. A rede passou a ser um entrançado de cordas flexível e tão fluída quanto o peso e grossura das suas cordas permitem que seja, de forma tal que ao tentarmos escalá-la irá enrolar-se sobre o nosso corpo, moldando-se a ele.
Reduz a escala da imagem, transporta-a para o tecido e vê as cordas da rede como os fios que o compõem porque é exatamente isso que acontece a uma tira de tecido cortada num angulo de 45 graus em relação à ourela. É essa a razão pela qual se molda facilmente à forma do tecido e pela qual é uma excelente forma de fazermos os acabamento quando não queremos usar forro, e o ponto de ziguezague ou o ponto orlado não são opção.
O Debrum no seu significado mais lato é um adorno aplicado numa margem ou extremidade, delimitando-a. Quando aplicado no universo da costura o Debrum é uma forma de rematar e segurar a margem de um tecido através de uma fita dobrada, costurada na sua extremidade.
É também uma forma de conferir estrutura à margem do tecido evitando que deforme com as lavagens e utilizações. Parece contraditório eu sei, mas a verdade é que estamos a prender quatro camadas de um tecido à margem de outro e isso obriga-o a manter forma.
Imagem 3 – Bainha Debruada
Imagem 4 – Decote e Cavas Debruadas
Como tudo na vida também existe mais do que uma forma de debruar os tecidos, na realidade existem três. Uma é mais trabalhosa e demorada mas garante um resultado final praticamente perfeito, a outra tem apenas uma costura mas exige mesmo muita pontaria ou então um talento inato ou uma grande sorte de principiante, mas a última … ai a última; a última é fácil, barata e poupa milhões de frustrações e dores de cabeça a tentar acertar nos dois lados da fita sem desviar dobras ou deixar pontos indevidos à mostra.
Se já tentaste costurar fitas de viés sabes bem ao que me refiro; se nunca tentaste e esta é a tua primeira vez, faz um favor a ti própria e salta já para a última técnica.
A última técnica consiste na utilização de um calcador ajustável, especifico para a aplicação das fitas de viés. Ajustável porque podes ajustá-lo à largura da fita que queres usar. Estes calcadores são muito simples de usar tendo como único pré-requisito fitas de viés previamente dobradas e vincadas, o que não será propriamente um problema porque todas as fitas de viés que encontras no mercado apresentam essas características.
Calcador de Viés Universal
Insere o código FILIPACASTILHO10 quando finalizares a compra e usufrui de 10% de desconto.
Depois de experimentares não vais querer outra coisa, garantidamente existe um antes e um depois deste calcador de viés, aka, facilitador de costuras, entrar nas nossas máquinas. Os interiores das peças de vestuário ganham vida…
Dica extra, quando estiveres a aproximar-te de uma curva estica ligeiramente a fita de viés.