Vamos Falar de Fast Fashion ?
Afinal o que é a Fast Fashion?
Em palavras muito resumidas, Fast Fashion é a moda descartável. Como assim descartável, perguntam vocês?
Moda descartável porque é feita/produzida com materiais de má qualidade e já destinada a ter um número de utilizações muito reduzida. Eu lembro-me que quando surgiram os primeiros talheres e pratos de plástico descartáveis, daqueles que toda a gente levava para picnics ou usava em festas, a minha avó teimava em lavá-los porque lhe fazia confusão irem para o lixo, no entanto era com esse fim com que eram produzidos. É exatamente isso que acontece com a moda Fast Fashion. É moda produzida muito rapidamente, normalmente em países asiáticos por mão-de-obra muito barata ou até mesmo escrava, muitas vezes infantil. Mas hoje, não vou falar da parte social e ética das marcas de Fast Fashion (apesar de tudo estar interligado).
Qual é o grande problema da Fast Fashion?
Antes haviam apenas 2 coleções por ano, Primavera-Verão e Outono-Inverno, agora as marcas de Fast Fashion criam entre 52 a 56 coleções por ano, ou seja uma coleção por semana. “Exigindo” ao consumidor que compre todas as semanas e como é tão barata, é normalmente isso que normalmente acontece.
Sendo produzida e descartada muito rapidamente, vamos consumir demasiado rápido os recursos do planeta atolando-o de roupa. E quando essa roupa, descartada, não vai para os aterros, é queimada… Libertando CO2 e outros gases; dependendo da composição das fibras.
Lembrando que só em Portugal são descartadas 200 mil toneladas de roupa por ano.
Ahhhhh, mas há certas marcas que aceitam roupa para ser reciclada, pois há! Mas só existe reciclagem mecânica do algodão, ainda não existe para fibras mistas. Na maioria das vezes a roupa descartada é enviada por essas mesmas marcas para países em desenvolvimento que, não tendo sistemas de reciclagem, e não tendo utilidade para as roupas enviadas, acaba a ser incinerada a céu aberto.
Como combater então esse problema?
Aprender a costurar e perceber exatamente o processo que leva uma peça de roupa a ser confeccionada. A partir do momento em que percebemos o processo de confecção de uma peça de roupa ficamos admirados com certos valores que por aí se vêm.
Ahhhhh e tal, porque é que me vou dar ao trabalho de aprender a costurar, comprar tecidos e a despender tempo a confeccionar uma peça de roupa, se ali no shopping arranjo bem mais barato? Vais conhecer o verdadeiro valor de uma peça de roupa, vais ter roupa que te dure mais que um mês e o melhor de tudo? Vais ter uma peça única! Mais ninguém vai ter uma peça igual à tua. E o melhor de tudo é que quando te perguntarem onde compraste tu respondes: Fui Eu Que Fiz!
Curso de Iniciação à Máquina de Costura Doméstica
Tudo o que precisas saber para fazeres os teus primeiros pontos !!!