O QUE É O UPCYCLING?

A técnica de upcycling consiste em, com alguma criatividade, dar um novo e melhor propósito a um material que seria descartável sem com isso degradar a sua qualidade e composição.
Um item que passou pelo upcycling normalmente possui uma qualidade igual ou melhor que a do seu original.

Entre muitas vantagens esta prática permite reduzir parcialmente o impacte da industria têxtil no ambiente ao recuperar peças que de outra forma seriam deitadas fora. Enumerando apenas algumas dessas vantagens podemos afirmar que o upcycling:

  • Permite a redução da necessidade de espaços nos aterros sanitários. As fibras sintéticas não se decompõem e as fibras naturais ao passarem pelo processo de decomposição produzem metano contribuindo para o aquecimento global;
  • Permite a redução da pressão sobre a produção de recursos virgens;
  • Permite evitar a poluição, o consumo de água e o consumo de energia associados ao processo de reciclagem.
  • Permite reduzir a utilização de produtos de tinturaria reduzindo o seu negativo impacte no ambiente.

Os portugueses deitam fora 200 mil toneladas de roupa por ano.

Nunca se comprou tanta roupa para usar durante tão pouco tempo. Embora em teoria os têxteis possam ser reciclados, na prática uma boa parte acaba nos aterros aumentando o impacte ambiental do sector têxtil, que por si, já é um dos sectores mais poluentes.

Como é que nós, enquanto amantes da costura podemos colmatar este problema?
Simples, costurando as nossas peças e valorizando o processo de confeção. Ao conhecermos o processo de confeção de uma peça, podemos fazer tudo o que quisermos.

“Mas não estamos a falar de Upcycling, ó Libelinha? Diz-me lá como é que posso fazer upcycling.”

Calma! Explico-vos tudo! 

Começámos agora lentamente a desconfinar mas a verdade é que existe o receio de voltarmos a ficar em recolha domiciliária com o comércio fechado. Até tens uma máquina de costura em casa e nada melhor do que aproveitar o tempo e aprenderes a costurar mas não tens os tecidos necessários. A solução é fácil! Usa o que já tens por casa e faz os teus próprios tecidos unindo roupas que já não vestes, seja por já não te servirem seja por terem algumas partes estragadas. Para quem está a iniciar-se na costura esta etapa é excelente para treinar os pontos e a utilização da máquina (muitas vezes é a insegurança na utilização da máquina que nos faz costurar aos ss, por isso qualquer desculpa é uma boa desculpa para treinar). 

“Ahhhh! Mas oh Libelinha, eu não tenho roupa suficiente para fazer isso!”

Também tenho uma solução fácil para isso … Pede aos vizinhos, pede no facebook, junta a comunidade em teu redor e pede para doarem roupa que já não usam e muito possivelmente iria parar os aterros. Muitos deles até vão sentir-se agradecidos por saberem que as suas roupas irão ter nova vida. Pede camisas à comunidade, por exemplo, corta-as em quadrados aproveitando o máximo de tecido e cria um padrão giro. Depois de conseguires juntar quadrados suficiente para teres a quantidade de tecido que necessitas, posiciona os moldes e passa do corte à costura.

Eis um exemplo onde uni várias partes de calças de ganga, criando o meu “padrão sem lei”, para o interior da gola reutilizei um cachecol de xadrez dos anos 80 que já ninguém usa.


Acaba por ser um pouco mais trabalhoso por termos que criar o nosso próprio tecido, no entanto e falo por experiência própria, saber que estou a “salvar” uma peça impedindo-a de ser enviada para o aterro ou para a incineradora poupando assim o planeta … É Uma Grande Vitória ! 

Adoro Upcycling porque consigo criar peças únicas que de outra forma seriam difíceis de fazer. Uso as características originais da peça mesmo quando uso um molde super simples. Arrisca, inventa e faz algo fora da caixa. Vais ficar surpreendida com tudo aquilo que vais conseguir fazer.

Ajudas a salvar o planeta, fazes parte da mudança e ainda poupas na compra de tecidos.
Lembra-te, não existe FORA no planeta!


Sara Figueiredo é formada em Modelagem de Vestuário com 5 anos de experiência e 3 anos de experiência como formadora de costura. É ativista ambiental, tem uma marca de upcycling a Libelinha Design. Instagram: @libelinhadesign

Outros Posts

Gostaste do artigo? Comenta