Fui Eu que Fiz a Mudança
É um título arrojado, eu sei … mas é importante poder partilhar contigo a minha missão, os meus valores, as causas que me movem; aquilo que me leva a querer, todos os dias, fazer diferente. Refiro-me a mudanças de comportamentos enquanto consumidores, mais especificamente enquanto consumidores de Fast Fashion.
Convido-te a acompanhares-me numa reflexão sobre os nossos comportamentos enquanto membros de uma sociedade planetária e as suas consequências. Desde já aviso que isto não é para corações fracos.
Numa publicação de BBC de 13 de Julho de 2020 a jornalista Abigail Beall afirma que as estimativas apontam para a produção de 92 milhões de toneladas por ano em desperdício têxtil e o equivalente a um camião de lixo de roupa é despejado em aterros sanitários por todo o mundo a cada segundo. São 92.000.000.000 kg de desperdício têxtil produzido anualmente pela industria e 31.556.926 camiões de lixo cheios de roupa por ano. Abigail Beall também afirma que os estudos indicam atingirmos 134 milhões de toneladas em roupas e desperdício têxtil despejados nos aterros sanitários em 2030. É já daqui a 9 anos, um zero por cada ano.
Eu afirmo: Se nada mudarmos, os números vão continuar a crescer !!!
Poderíamos falar de reciclagem mas nem vou maçar-te com os porquês de essa não ser a via a seguir; podes tirar as tuas próprias conclusões se leres o artigo a que me refiro. Sou a favor de uma mudança profunda dos nossos comportamentos enquanto consumidores e essa mudança passa por comprarmos muito menos, comprarmos de forma muito consciente e só quando precisamos.
Acredito que para que essa mudança ocorra e seja interiorizada, é imprescindível percebermos o verdadeiro valor das peças de roupa que vestimos e criarmos uma relação afetiva com elas. Não deitas facilmente fora algo que é o resultado do teu tempo, do teu empenho, da tua dedicação e criação. Não deitas facilmente fora algo que tu fizeste com as tuas mãos.
Por isso sou uma acérrima defensora da aprendizagem da costura. Para que possamos ter as ferramentas que nos permitem fazermos as nossas próprias roupas, com as nossas mãos, e desenvolvermos ligações afetivas por elas. Por isso desenvolvo cursos online de costura, a preços bastante acessíveis. Para que todos possam aprender as técnicas que lhes vão permitir fazer as suas próprias roupas e assim contribuírem, de forma ativa, para a mudança.
Poder dizer Fui Eu que Fiz é dizer Fui Eu que Fiz pela Mudança !!!
Sei que não percorro este caminho sozinha, sei que partilhas parte da minha visão, senão toda, sei-o porque lês as dicas que partilho e os artigos que escrevo. Vamos fazer por ter um papel ativo na mudança !!!