Histórias com Costura

De mudanças de profissão a mudanças de país são histórias de quem encontrou na costura uma paixão para a vida !!!

O meu nome é Vanessa Parauta, tenho 29 e sou natural do Peso da Régua. Fiz uma licenciatura em Viseu em publicidade e relações públicas mas o interessante nesta história é que na empresa onde realizei o estágio curricular existiam workshops de costura criativa. Apesar de ter costureiras na família nunca tinha cosido à máquina, mas quando me propuseram participar nos workshops, aceitei de boa vontade. Adorei a primeira aula e a partir desse dia nunca mais deixei de costurar.

Durante alguns meses, foi com as peças de costura criativa que ia vendendo que me fui mantendo financeiramente. Algum tempo depois, mudei-me para Lisboa em busca de um emprego melhor mas a vontade de aprender mais sobre este mundo da costura era cada vez maior e cheguei a ter algumas aulas numa escola em Lisboa. Em 2017 decidi voltar para Viseu para fazer crescer este amor da costura e foi assim que em Fevereiro de 
2018 nasceu a Pimpona – Costura para Ti. Dei-lhe este nome porque 
Pimpona era o apelido da minha bisavó, uma grande costureira e modista. 

Chamo-me Fatima sou de São Joao da madeira terra do calçado mas estou imigrada na suíça à 27 anos. Tinha 13 anos quando comecei a trabalhar na industria do calçado, com 14 anos fiz um curso de costureira de calçado no Centro Profissional de Calçado em São Joao da Madeira, e assim continuei a praticar a minha profissão ate imigrar.

Aqui na Suíça não conheço fabricas de calçado, trabalho como empregada de limpeza numa escola social para crianças problemáticas. Sempre tive gosto na costura, fazendo pequenas coisas para casa; tinha sempre que refazer as bainhas das calças da minha filha e as minhas também.

O maior clic foi quando vi a Filipa no programa da Praça da Alegria. Gostei tanto que senti curiosidade em procurá-la no instagram onde tenho aprendido muito. Fui pesquisando outros sites, fui aprendendo mais sobre costura e passei a incluir o tricô.

É assim que eu passo os meus tempos livres; a costurar quando estou em casa e tricotar quando estou fora de casa. Estou adorar e tenho muito agradecer a Filipa por toda ajuda que nos dá com todas as suas dicas.


Filipa Castilho é licenciada em Design de Moda especializando-se em Modelagem e Confecção de Vestuário. Conta com 15 anos de experiência como professora e formadora de ateliers de confecção e é autora do Curso de Iniciação à Máquina de Costura Doméstica e dos Cursos de Iniciação ao Vestuário Fui Eu que Fiz.

Outros Posts

Gostaste do artigo? Comenta