O que Precisas Saber sobre a
Singer Tradition 2282 Antes de Comprar
Conheço a Singer Tradition 2282 de frente para trás, de trás para a frente, de cima para baixo, de baixo para cima, enviesada, pendurada, sei lá … como quiserem !!! Conheço esta máquina muitíssimo bem e posso falar-vos com profundo conhecimento de causa; conhecimento testado e experimentado, de tudo o que é realmente importante saber sobre a Singer Tradition 2282 antes de comprar.
Trabalho com esta máquina diariamente. Ocupa, juntamente com a Elna 120, o primeiro lugar ex aequo no meu Top de Máquinas de Costura Domésticas para Não Profissionais. Sejam iniciadas que nunca mexeram numa máquina, para quem essa ferramenta é um objeto indecifrável; sejam experientes aficionadas da costura que usam a sua máquina para costurar todo o leque de peças de vestuário, desde calças de ganga com aplicações em napa a fatos de banho com cortes e elásticos a cada centímetro de licra.
Tenho 5 máquinas destas e nunca nenhuma me deixou ficar mal, o que neste caso significa, nunca fiquei com nenhum projeto por finalizar por a máquina não estar a funcionar corretamente.
Ora vejamos, para além dos essenciais pontos reto e ziguezague esta máquina tem mais 30 pontos. Considerando as variações de comprimento e largura de ponto são 60 funções diferentes, entre eles pontos de reforço, pontos bainha invisivel para tecidos e para tecidos extensíveis, pontos decorativos, vários pontos para aplicação de elásticos e vários pontos elásticos entre os quais o tão desejado ponto overlock que permite costurar todo o tipo de tecidos extensíveis … e sim, também podemos costurar licras com a Singer Tradition 2282.
Possui um seletor para a largura do ponto para uma largura máxima de 5mm, que também permite deslocar a agulha à esquerda, função muito útil para pespontos e pespontos de bainhas. Quanto ao comprimento dos pontos, o máximo que o seletor permite é 4mm. Não me recordo de vez alguma que tivesse necessitado de um comprimento maior, pelo menos não para peças de vestuário.
Está adaptada para agulhas duplas, o que nos permite poupar imenso tempo em pespontos duplos e nervuras. Quem não quer finalizar trabalhos repetitivos em menos tempo? Eu quero …
Tem enfiamento automático de linha, o que dá muito jeito e nos faz poupar muito tempo … Quem é que nunca esteve às voltas com a ponta da linha e o buraco da agulha ?!? É claro que usar uma linha de boa qualidade e uma agulha com o tamanho adequado à grossura da linha também nos poupa algumas frustrações; mas este assunto fica para um outra artigo … está prometido !!!
E faz casas? Claro que faz, tem caseamento automático e tem o calcador próprio para esta função. Basta colocar o botão no calcador, selecionar o ponto de casear, puxar a respetiva patilha posicionando-a entre os travões, carregar no pedal e voilá … casa de botão feita. E faz-se acompanhar do calcador para aplicar botões e a chapa plástica isoladora dos dentes de arrasto para o mesmo efeito. Vais poder dizer: ” Eu até já sei pregar botões … à máquina !!! “
E mais? Entre os acessórios inclui o calcador de fechos bilateral igualzinho ao que uso no tutorial “Como fazer uma braguilha” ou seja, aquele que dá para colocar à esquerda ou a direita e que, na minha opinião, facilita e muito, a aplicação de qualquer tipo fechos. Excepto fechos invisíveis que requerem um calcador especifico.
Depois de tanta informação resta a resposta à pergunta mais importante de todas: ” E costura? “
E a resposta é: E se costura. Costura tudo e costura bem, é uma máquina resistente e muito fiável. É mecânica por isso nunca vamos ter problemas de funções que não funcionam, basta uma limpeza e lubrificação regulares e têm uma máquina de costura doméstica para a vida, só precisam saber trabalhar com ela. As minhas estão para durar …
Mas não te preocupes, se nunca mexeste numa máquina de costura ou se só usas a máquina para fazer o ponto reto ou o ponto de ziguezague porque não sabes para serve todos os outros pontos, comandos, funções e acessórios estás no sítio certo. Podes começar a aprender tudo isso já.
António Peres Pereira
Fevereiro 22, 2022 at 11:47 pmGostei do artigo descritivo da máquina de costura Singer 2282 que comprei numa loja Singer. Dizem que o Lidl vendia esta máquina por 80,0 €. Eu paguei bem mais do dobro e não estou arrependido. De facto como comenta no seu artigo esta máquina é muito boa e cumpre cabalmente a sua função. Não é uma máquina para trabalho pesado, Heavy Duty mas para uso doméstico é tal como diz: faz tudo. Necessita no entanto de lubrificação em certas partes e que o manual de instruções não clarifica. Tirando a tampa da frente da cabeça fica à vista a haste do mecanismo da agulha e os excêntricos de acionamento que necessitam de lubrificação periódica. Inclusivamente um dos mecanismos de excêntrico apresenta um furinho onde se deve colocar um pingo de óleo para lubrificação. Retirando a tampa de trás da máquina podem ver-se os apoios de todos os veios que rodam e os quais devem levar um pingo de óleo de tempos a tempos nunca superior a um ano. Da mesma forma ficam à vista todas as peças que rodam e esfregam e que intuitivamente percebemos que devem levar um pingo de óleo. Engrenagens do vai e vem oscilante do mecanismo acionador do laçador da caixa da canela e que se pode ver deitando a máquina cuidadosamente de lado, na parte de baixo pode ser lubrificada com um pouco de vaselina purificada, bisnaga que se pude comprar numa farmácia. Naturalmente, não se trata de encharcar a máquina em óleo mas apenas conferir uma certa lubrificação às partes que se movem e que roçam. Assim procedendo, evitam-se avarias e a máquina pode durar muitos anos.
Raquel Franco
Março 28, 2022 at 5:43 pmBoa tarde Filipa. Gostei muito do seu site e das dicas que encontrei. Quero muito aprender a costurar, Sou animadora sociocultural e para além de a título pessoal querer muito aprender a nível profissional poderá ser uma boa ferramenta para fazer trabalhos, pois trabalho com população portadora de deficiência. Fazemos À mão umas coisinhas muito básicas mas como não tenho muito conhecimento não avançamos muito.
No entanto surgiu uma dúvida. Com os miúdos do lar trabalho maioritariamente com feltro por ser mais fácil para eles. Qualquer máquina de costura das que referiu está apta para tal? Quero comprar uma máquina mas o receio de fazer asneira é grande.
Grata pelas suas partilhas.
Raquel Franco
Filipa Castilho
Abril 25, 2022 at 3:54 pmSim, qualquer uma das máquinas referidas cose feltro.
Celeste Ferreira
Setembro 1, 2022 at 6:02 pmBoa tarde. Fui à singer procurar esta máquina 2282. Como não tinham indicaram uma Pfaff e uma Husqvarna. Indicaram como sendo melhores do que a singer… Pode dar uma opinião?! Obrigada e desculpe o atrevimento
Filipa Castilho
Setembro 5, 2022 at 12:51 pmOlá Celeste,
Pfaff e Husqvarna são marcas de máquina de costura, tal qual como Singer, pelo que sem saber exatamente quais são os modelos a que te referes e sem os ter testado e experimentado exaustivamente não posso formar uma opinião sobre essas máquinas.
Se te ajudar, e acredito que sim, o Guia para a Tua Primeira Máquina de Costura explica detalhadamente quais as características que deves procurar numa máquina de costura para que consigas coser todo o tipo de tecidos e fazer todo o tipo de peças de roupa que desejares.
Podes descarregar o Guia copiando e colando o endereço abaixo no teu navegador de internet (usa o computador porque as definições de alguns telemóveis não permitem o descarregamento)
https://www.subscribepage.com/guia-para-a-tua-primeira-maquina-de-costura
Espero ter ajudado
Filipa
Salome
Maio 4, 2023 at 6:53 amBom dia gostava de saber se esta máquina singer cose gangas grossas. Obrigada
Filipa Castilho
Maio 4, 2023 at 8:19 amOlá,
Até hoje sempre consegui coser qualquer material com esta máquina, basta usar a agulha adequada e conhecer os pontos.